Os 7 Benefícios da Banana Em Uma Alimentação Saudável

Uns dizem que evita cãibra, outros dizem quem é bom para curar ressaca e ainda tem os que dizem que a banana é boa para comer antes do treino. Tem até os que defendem que banana o madura cura o câncer e os que acreditam que ela pode auxiliar no emagrecimento.

Vamos ver através de comprovações científicas para que a banana é boa de verdade.

O que dizer sobre a fruta mais popular do mundo?

A banana é uma fruta plantada em locais quentes, por isso que tem muita banana no Brasil. Existem muitos tipos diferentes de banana: branca/prata, nanica, ouro e banana da terra são as mais conhecidas.

Uma unidade de banana (136g) fornece 121 kcal, 4g de gordura, 31g de carboidratos, sendo 4 g de fibras. Ainda fornece 25% das necessidades diárias de vitamina B6 e 14% das necessidades de potássio (1). Essas informações servem para você entender o enorme valor nutricional que essa fruta pode trazer á sua alimentação.

Além disso, a banana pode gerar muitos benefícios que auxiliam a melhorar nossa saúde cada vez mais. Vamos a eles.

Banana é bom para que?

1 – Evita a depressão, mal humor, insônia, irritabilidade, fome excessiva (associada a ansiedade)

A banana estimula a produção de serotonina, que é um neurotransmissor associado ao relaxamento. Isto ocorre porque o carboidrato da banana estimula o pâncreas a secretar insulina, hormônio sinalizador que faz os carboidratos e aminoácidos circulantes entrarem nas células.

Porém, um aminoácido em particular permanece na corrente sanguínea: o triptofano. Esse aminoácido é precursor da serotonina. Dessa forma, a banana não contém serotonina, mas estimula sua produção. A serotonina é responsável por evitar depressão, irritabilidade, mal humor e até o aumento exagerado da fome (normalmente gerado pela ansiedade).

2 – Auxilia na digestão e na redução do apetite

A banana verde contém amido resistente que tem papel semelhante a fibra insolúvel, auxiliando na digestão e na regulação do intestino.

A banana também tem a fibra pectina. O amido resistente e a pectina podem gerar uma redução de apetite retardando o esvaziamento do estômago.

3 – Auxilia no emagrecimento

Pode-se dizer que a banana auxilia no emagrecimento por vários motivos:

  • Contém poucas calorias
  • É rica em nutrientes e fibras
  • Reduz o apetite [enquanto a está banana verde]

Por isso, a banana é considerada parte importante do cardápio de quem quer emagrecer.

4 – Auxilia a saúde do coração

Como vimos anteriormente, uma banana média contém mais de 10% da porção diária de potássio necessária para nossa saúde. O potássio é um mineral essencial para o controle da pressão sanguínea.

Por isso, uma dieta rica em potássio pode reduzir até 27% os riscos de problemas cardíacos (9, 10, 11).

Além disso, a banana contém uma quantidade significativa de magnésio que também é muito importante para evitar problemas no coração.

5 – Diminui os riscos de doenças (principalmente cardiovasculares e degenerativas)

Por conter poderosos antioxidantes, a banana se torna uma ótima maneira de prevenir doenças. Dopamina e catequina são alguns desses antioxidantes presentes na banana. Esses antioxidantes são ligados a vários benefícios como redução do risco de problemas no coração e doenças degenerativas.

6 – Reduz as chances de problemas no fígado

Além de auxiliar no controle da pressão sanguínea, o potássio é essencial para a saúde do fígado. Por isso, a banana tem a capacidade de reduzir as chances de problemas no fígado.

Estudo feito com mulheres que comiam banana de 2 a 3 vezes por semana mostrou que elas tinham 33%menos chance de desenvolver doenças no fígado.

Outros estudos apontam que quem come de 4 a 6 bananas por semana tem aproximadamente 50% menos chance de desenvolver doença no fígado, comparando com quem não come banana.

7 – Auxilia na prática de exercícios físicos

Além de todos os benefícios já vistos, a banana é um ótimo alimento para quem pratica exercícios. Isso acontece devido aos carboidratos de fácil digestão e aos minerais presentes na banana.

A banana também pode ser uma excelente fonte de energia para os atletas, assim como os isotônicos .

Comer banana pode auxiliar na solução de um problema que afeta aproximadamente 95% das pessoas que é dor e cãibra pós-exercício. Porém, nem todos concordam com isso. Existe um estudo em que não foi encontrado nenhum efeito nenhuma melhora nos problemas musculares com o consumo de bananas.

De qualquer forma, não tem como negar que a banana fornece muitos nutrientes tanto antes, quanto durante e depois dos exercícios.

Divergências sobre a Banana

Não dá para negar que a banana tem inúmeros benefícios para a saúde: evita doenças, auxilia na digestão, etc. Porém, existem algumas divergências em relação a algumas análises. Veja algumas:

Banana x Diabetes

Ainda existe muita discussão a respeito dos efeitos da banana em diabéticos. Isso acontece graças ao amido e ao açúcar que podem causar pico de açúcar no sangue. Porém, a banana tem baixo índice glicêmico e por isso seu consumo moderado não deve elevar tanto os níveis de açúcar no sangue como fazem outros alimentos ricos em carboidratos.

Banana x Prisão de ventre

Existe estudo indicando que o consumo de banana pode ser um fator de risco para quem sofre de prisão de ventre ou constipação. Por outro lado, tem outros que apontam o efeito positivo da banana para evitar a prisão de ventre.

Acredito que existe essa divergência porque no caso da banana verde, ela pode auxiliar no trato intestinal, como vimos no item #2, já a banana madura não contém o amido resistente da banana verde e por isso perde essa característica.

Dopamina x Humor

Existe um equívoco quanto aos efeitos da dopamina no cérebro. A dopamina da banana não ultrapassa a barreira sangue-cérebro e por isso não é possível dizer que ela pode auxiliar na melhora do humor. A dopamina atua como forte antioxidante, mas não melhora o humor.

Não é a toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. Ela é muito nutritiva e tem diversos benefícios para nossa saúde.

Auxilia na prevenção de doenças do coração e do fígado, na prática de exercícios e até na redução do apetite.

Porém, ainda existem algumas divergências de opiniões em relação aos efeitos da banana. Principalmente em relação aos diabéticos e quem sofre com prisão de ventre.

Se você come banana ainda, comece a comer. Pode ser banana amassada com aveia e mel, vitamina de banana, banana cozida, tanto faz. Escolha uma das formas de fazer e coma antes dos treinos, nos lanches da tarde, como sobremesa.

5 (100%) 1 voto

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *