Para os mais desavisados, não é uma simples malhação na bicicleta. Criada nos Estados Unidos em 1995, a aula de spinning virou sucesso absoluto nas academias do mundo inteiro. Por ser dinâmica e muito eficiente, a bicicleta ergométrica simula subidas em montanhas, pistas em autovelocidade, entre outros percursos.

Os grandes trunfos da prática são o treino do fôlego, o que permite regular sua respiração de uma forma mais saudável, e a tonificação do bumbum e das coxas, que ganham forma depois de algumas semanas de aulas regulares.

Testes feitos por Vivi Motta, professora da Cia. Athlética, juntamente ao Laboratório de Metabolismo da Universidade de São Paulo (USP), mostram que uma aula de uma hora chega a queimar 570 calorias nas mulheres. Nos homens, o número é ainda maior: são 870 calorias! Essa perda equivale a, em média, quatro horas de caminhada.

QUEM PODE FAZER?

Apesar de se tratar de uma das aulas mais intensas que uma academia pode oferecer se você não tem restrição médica para fazerexercícios e um joelho saudável, está liberado para participar dessa aula. No início terá dificuldade para acompanhar, uma vez que a aula requer um bom condicionamento físico, tanto cardio-respiratório quanto muscular. Minha dica é faça aula!!!!

Tente acompanhar o professor, se ficar cansado, sente diminua a carga da bike, pedale mais lento, mas não pare, não desista!!!! Aos poucos seu corpo vai se habituando, seu condicionamento melhora e quando perceber está fazendo a aula inteira. Esqueça essa história de querer melhorar sua condição física antes de enfrentar a sala de bike. É verdade que terá que melhorar mesmo…mas busque por isso na própria aula. Lembre-se dos mandamentos do treinamento…especificidade do exercício, é preciso fazer a própria atividade para melhorar nela mesma!

Regras:
A aula de Bike é uma das melhores aulas para melhorar o condicionamento cardi-respiratório e também para emagrecer…mas talvez seja a melhor aula para lesionar os joelhos se alguns cuidados não forem tomados.

  • Regule sua bike para suas medidas, altura do banco, do guidom e distância entre eles, não seja preguiçoso!!!
  • Não pedale sem carga;
  • Mantenha os joelhos paralelos à bike enquanto pedala;
  • Ao pedalar de pé mantenha o quadril projetado para trás.

A – A altura do banco deve ser igual ao “ossinho do quadril”, a crista ilíaca.
B e C – A regulagem frente/trás do banco deve permitir que ao manter os pedais paralelos ao solo seu joelho fique alinhado com o tornozelo.
D – O guidom deve ser mais alto do que o banco. Essas são medidads de partida, nada garante a que a bike ficará perfeitamente regulada para você, é preciso sentar e verificar se está tudo Ok.

  • Acessórios
  • São indispensáveis para a aula:
  • Banco de gel ou bermuda acolchoada
  • Garrafa com água
  • Toalha de rosto
  • Uso de tênis ou sapatilha apropriada

Vídeo aula