Albumina: É a proteína da clara do ovo, além de barata, oferece alto teor de aminoácidos. Devido a sua absorção mais lenta, é ideal para ser consumida à noite ou para complementar a exigência proteica total da dieta.

albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).

Principal proteína do plasma sanguíneo, é sintetizada no fígado, pelos hepatócitos.

A reposição de albumina é usada, na medicina, em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves. Uma pessoa com queimaduras do terceiro grau em 30 a 50% do seu corpo necessitaria de 600 gramas de albumina. São necessários 10 a 15 litros de sangue para extrair-se essa quantidade de albumina. Também pode ser usada para recuperação de pessoas submetidas a cirurgias plásticas como alipo-aspiração, pois, a albumina ajuda a desinchar.

A concentração normal de albumina no sangue animal fica entre 3,5 e 5,0 gramas por decilitro, e constitui cerca de 50% das proteínas plasmáticas. Outro grande grupo de proteínas presentes no plasma são as globulinas. A albumina é fundamental para a manutenção da pressão osmótica, necessária para a distribuição correta dos líquidos corporais entre o compartimento intravascular e o extravascular, localizado entre os tecidos. A membrana basal do glomérulo renal, permite a filtração glomerular da albumina, mas isso em quantidade mínima não chegando fazer parte da urina, devido estas albuminas acaberem sendo reabsorvida pelos túbulos contorcidos proximais dos néfrons. Na glomerulonefrite a permeabilidade desses glomérulos as proteínas aumentam a ponto de muitas delas não conseguirem ser reabsorvidas por completo fazendo com que muitas delas acabem fazendo parte da urina sendo por ela eliminadas. O diagnóstico dessa doença pode ser feito por um exame simples de urina que verifica a presença ou não de albumina na urina.

Postagem Relacionadas: