O 5-hidroxitriptofano (5-HTP) é um metabolito do aminoácido triptofano e um precursor directo do neurotransmissor inibidor Serotonina. O 5 HTP encontra-se no estado natural nas sementes da planta africana Griffonia Simplicifolia. O 5.HTP aumenta eficazmente o nível de serotonina no cérebro, mas sem os efeitos secundários dos medicamentos da classe “Inibidores da Recaptura de Serotonina” como o PROZAC®, para o qual constitui uma verdadeira alternativa natural. Os sintomas da carência de Serotonina podem incluir:

  • Depressão
  • Insónias
  • Enxaquecas
  • Desejo de hidratos de carbono
  • Dependências toxicológicas
  • Agressividade
  • Ansiedade e angústias
  • Comportamentos obsessivos

Planta Griffonia Simplicifolia

Imagem
Griffonia simplicifolia é um arbusto perene, vigoroso, de grande adaptablidade, que chega a atingir aproximadamente três metros de altura e possui flores esverdeadas. É encontrado na África Ocidental e Central. Os africanos usam esta planta medicinal há séculos, mastigando seus talos e raízes. As folhas são usadas para ajudar na cura e cicatrização de feridas e o suco da folha é usado como um enema para o tratamento de doenças renais. As folhas da Griffonia simplicifolia são usadas na medicina alternativa como afrodisíacos.

Para Que Serve o 5-HTP?

Em muitos ensaios clínicos recentes, o 5-HTP mostrou uma eficácia superior ou igual à dos medicamentos no tratamento de pacientes deprimidos ou ansiosos. Um estudo norueguês mostrou que o 5-HTP melhora o sono (a Serotonina é de facto o precursor imediato da Melatonina). Dois estudos (espanhol e italiano) provaram a sua eficácia contra as enxaquecas. Foi concedida uma patente a um médico da Universidade do Texas para a sua utilização como terapia adjuvante nos comportamentos bulímicos associados ao stress.

5-HTP Dose e Efeitos Colaterais

O 5HTP deve ser armazenado longe da umidade e do calor. Durante o uso do 5-HTP, é recomendado evitar uma exposição prolongada ao sol, vez que o suplemento pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios solares. Caso seja inevitável, deve-se usar um protetor solar com um fator de proteção acima do que você cotidianamente costuma usar.

Pessoas com sintomas alérgicos, tais como urticárias, dificuldades de respiração, inchamento (face, lábios, língua e garganta), erupções cutâneas, formigamento severo pelo corpo ou dores musculares fortes, dores de estomago, náuseas, vômitos, azia, prisão de ventre e perda total de apetite devem cessar o uso e procurar o profissional da saúde responsável.

Pessoas que fazem uso de outros medicamentos, devem usar o 5-HTP (ou qualquer outro fitoterápico), sob prescrição médica, para que não haja nenhum risco do remédio feito à base da Griffonia Simplicifolia interagir com outro medicamento e causar algum efeito colateral. Também não é aconselhável utilizar o 5-HTP juntamente com bebidas alcóolicas e medicamentos antidepressivos, vez que o 5-HTP pode potencializar os efeitos dessas substâncias.

Toxicidade e Precauções: Indivíduos com tumores carcinóides (tumores secretores de hormonas) não devem tomar 5-HTP.  

Efeitos colaterais Os efeitos secundários ocasionais relatados com o uso de 5-HTP incluem náuseas, vómitos e diarreia. Quando ocorrem, geralmente podem ser minimizados diminuindo a dosagem e depois aumentando gradualmente. Tomar o suplemento com as refeições também ajuda.  

Postagem Relacionadas: